Afinal, o que é a sustentabilidade?

Afinal de contas, o que é Sustentabilidade e o que você tem a ver com isso?

O conceito de Sustentabilidade é muito mais amplo do que a maioria das pessoas imaginam, afinal ele não está relacionado apenas ao meio ambiente, mas também a tudo que está nele e a sua volta, relacionando-se as pessoas, as empresas e negócios que dele dependem.

Ao pé da letra, o dicionário nos diz que Sustentabilidade é a condição de ser sustentável e, desta forma sustentar alguma coisa, neste caso os recursos naturais, sendo eles todos aqueles elementos da natureza necessários ao homem, sendo renováveis ou não.

Para que essas pessoas, empresas e lugares possam viver e se desenvolver em equilíbrio, utilizando recursos finitos (aqueles que tem fim, ou seja, que não são renováveis), surge a necessidade de assegurar um Desenvolvimento Sustentável, ou seja, garantir padrões de produção e de consumo que garantam a disponibilidade destes recursos a todos. A Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, nos diz que o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

E o que você tem a ver com tudo isso?

Você tem hábitos sustentáveis? Pensa duas vezes antes de utilizar um copo descartável? Economiza água? E a luz? Separa o seu lixo orgânico do reciclável?

Bom, estes e todos os outros hábitos diários do ser humano geram consequências, e sejam eles sustentáveis ou não, afetarão de alguma forma a qualidade do meio ambiente.

Práticas sustentáveis no dia a dia, permitirão um desenvolvimento que não esgote os recursos para o futuro. Adotar em seus hábitos diários alguns conceitos como Repensar e Reduzir o seu consumo, Reparar e Reutilizar antes de jogar fora, Reciclar quando não tiver mais utilidade para você, são algumas formas de fazer a diferença.

E o que a In Brasil tem a ver com a Sustentabilidade?

A In Brasil nasceu justamente com o intuito de colaborar com o Desenvolvimento Sustentável, pois nela:

– O produto é sustentável, pois a Madeira Plástica é constituída basicamente de resíduos plásticos reciclados, resíduos estes que não possuíam nem um outro destino senão o meio ambiente, eram inúteis para qualquer outro processo anteriormente.

– A indústria é sustentável, pois seu processo produtivo possui tecnologias que reutilizam a água utilizada, sendo também capaz de reciclar seu próprio resíduo, além de ter todo o processo produtivo baseado na reciclagem de resíduos industriais.

– O cliente é sustentável, pois adquirir produtos In Brasil é uma prática sustentável, além da origem, o produto é também 100% reciclável, podendo ser reprocessado quantas vezes forem necessárias.

“Você não passa um dia sem causar impacto no mundo. O que você faz, faz diferença. Você decide o tipo de diferença quer fazer’’ – Jane Goodall

Flavia Carneiro

Gestora Ambiental e Gerente Administrativa da In Brasil