A In Brasil e os ODS

Você já ouviu falar sobre os ODS? Não se preocupe se ainda não ouviu, quase metade da população ainda não os conhece. Vamos falar mais sobre eles e você verá que de alguma forma ou de outra cada um deles é de extrema importância para nós e para as futuras gerações. Em setembro de 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou a Agenda 2030 com planos de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, e nela estão listados 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Os Objetivos e metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) levam em conta as diferentes realidades ao redor do mundo, e todos possuem e preveem ações aplicáveis para todas as pessoas e lugares. A In Brasil atua fortemente em vários desses objetivos, e ao longo das próximas semanas vamos falar mais sobre cada uma delas:

Objetivo 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

A nossa indústria possui um circuito fechado, que engloba um sistema de tratamento e utilização da água do processo industrial, evitando e minimizando o consumo, e ainda eliminando o despejo no ambiente. Captamos água da chuva para alimentar o processo e a tratamos com produtos biodegradáveis.

O esgoto doméstico, ou seja, a água utilizada nos banheiros e refeitórios da empresa, é tratado por um sistema natural físico-biológico, denominado como tratamento de esgotos por zona de raízes. É uma tecnologia alternativa e altamente eficaz, que tem parte de seu filtro constituído por plantas. Além de barato é uma alternativa com viés sustentável, que pode servir inclusive como ferramenta para educação ambiental para nossos funcionários. Na próxima semana vamos falar mais sobre outro objetivo de extrema importância para nós. A In Brasil está buscando cada vez mais poder contribuir para o Desenvolvimento Sustentável, estudando formas de implementar e atender a novos ODS e melhorar a cada vez mais naqueles em que já atua.

E você, sua empresa, sua loja… contribui com algum ODS? Que tal entrar nessa onda também, e dar o primeiro passo utilizando produtos In Brasil, e mais…Reciclando e Reutilizando seus resíduos?

Saiba mais sobre os demais objetivos em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Flavia Carneiro
Gestora Ambiental e Gerente Administrativa da In Brasil